sábado, 20 de junho de 2009

Faça uso do que é BOM


Este história serve para fazer uma reflexão sobre a natureza humana e sua complexidade. Estou lendo um livro muito interessante de Jack Kornfield, que fala exatamente sobre as dificuldades humanas, em especial alguns mestres com os quais ele estudou o ZEN Budismo.E que ele usou um princípio muito importante que é:

FAÇA USO DO QUE É BOM.

Segue um relato de Jack Koprnfeld:

Depois de estudar com meu primeiro mestre, Achaan Chah, que tinha uma con­duta impecável e era, de muitos modos, um guru exemplar, cortês, perspicaz e amo­roso, participei de um retiro de um ano, estudando com um famoso mestre birmanês. Era um velho rabugento e desmazelado que jogava pedras nos cachorros, fumava charutos birmaneses e passava as manhãs lendo jornal e conversando com as mais belas das jovens monjas.
Nas conversas particulares, era um mestre esplêndido. Depois de treinar milhares de discípulos, ele era realmente um hábil guia para a meditação interior. Mas quando o vi em outras situações, fiquei cheio de dúvidas, pensando: "Ele não pode ser iluminado.
Passaram-se semanas de luta interior até que comecei a ver que ele era um grande mestre de meditação, mas, sob outros aspectos, um mau exemplo.
Percebi que eu podia usar o que era bom, semprecisar comprar todo o pacote. Não era perciso imitar este homem.
A partir de então afeiçoei-me bastante a ele, penso nele agradecido pelas coisas que me ensinou.

Namaste

Um comentário:

Norma Villares disse...

Marcos, vivendo e aprendendo. Com certeza concluindo que fazer uso do que BOM é único caminhos de nos tornarmos humanos. Abraços retos