terça-feira, 2 de junho de 2009

Em situações difíceis, coma morangos



Muitas vezes estamos encurralados entre um precipicio e uma fera. Este conto ZEN abaixo, apresenta rica estratégia que funciona bem em situações difíceis de solucionar. Se algum dia, estiver preso entre uma rocha num lugar perigoso, com todas opções neutralizadas, e tendo a certeza que tentou tudo...
É hora de parar, deixar de reclamar, gritar ou lamentar. E muitas vezes é hora de desistir de lutar com aquela situação tenebrosa, e experimentar fazer alguma coisas que lhe dê prazer. Por um tempo pare de relutar, concorde em tirar o problema da cabeça e da vida. Liberte da situação de exaustão, de medo e desamparo.
Depois relaxe, saia e faça alguma coisa que lhe proporcione imenso prazer. Absorva as delicias da vida rica em prazeres, este é um momento de comer morangos. Os resultados irão surpreender.
Começe um novo caminho para se sentir melhor, ainda que a situação esteja no mesmo patamar. Por mais alarmante que seja, é uma nova decisão de não torrar a cabeça em algo que está muito difícil de solucionar. O importantte é que decidiu fazer algo que venha proporcionar deleite. Vá em frente! Siga por aí...

No livro "A Sabedoria Interior" de Irving Oyle, ele fala que os padrões de comportamento são modelados por uma das três opções: 1) O que pensamos dever fazer; 2) O que temos vontade fazer; 3) O que é divertido.

Em ordem de prioridades, estas opções costumam ser dispostas nesta ordem.
Se estiver encurralado, vá se divertir. Com certeza absoluta, vai ocorrer uma grande inversão na vida e a reordenação de prioridades pode fazer com esta vida de dificuldades desapareça, e um novo modelo se instale. Aprofundando mais, é nova forma de olhar para os obstáculos que muda, e um novo aspecto surge modificando todas as coisas.
Coma morangos!
Namaste!

2 comentários:

Norma Villares disse...

Tinha me esquecido deste conto. É bom lembrar, que divertir faz parte da vida. Sublimes abraços

Norma Villares disse...

Estes três caminhos:
1) O que pensamos dever fazer;
2) O que temos vontade fazer;
3) O que é divertido.

Eu gosto muito do último, o que é divertido, passe em blog pra dar risadas com Nasruddin. Abraço sublime