sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Poder a Sabedoria


Na vida espiritual, para separar ainda mais o joio do trigo, precisamos estabelecer uma distinção entre a sabedoria e o poder. Os poderes podem incluir capacidade intelectual e psíquica, a energia espiritual especial, a criação de visões para os discípulos ou apenas o simples carisma. Existem muitas pessoas poderosas que não são nem um pouco sábias. Existem muitas pessoas sábias que não possuem nenhum poder especial, exceto seu amor e sua disponibilidade. Não se deixe enganar!
Às vezes essas duas qualidades vêm juntas num mestre sábio e poderoso, mas, em geral, elas são confundidas. Um mestre poderoso pode ser sábio e amoroso ou não — os poderes nada provam. Quando um mestre serve o dharma, o divino, a verdade, então as coisas vão bem para todos; mas, quando os poderes são usados a serviço do mestre, temos uma fórmula pronta para gerar problemas.

(Um caminho com o coração, Jack Kornfield)

6 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Marcos, obrigada pela linda oração que deixou no Arca. Passou o Natal, e com ele, aquela sensação de acomodar num só dia o atraso de bondade e humanidade do ano inteiro.
Façamos diferente. Que possamos destilar um pouco desse espírito natalino em doses diárias no ano que se inicia.
Obrigada pela convivência maravilhosa em 2009. Que esta amizade seja renovada em 2010. Beijos.

angela disse...

Importante distinção.
Obrigada pelo seu carinho e desejo-lhe um ano de muita luz, muito amor e alegria.
beijos

Cris Tarcia disse...

Marcos um Abençoado Ano Novo, repleto de luz , alegrias e amor.

Um grande abraço

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Marcos.O Arca está fazendo um ano de aniversário.
Obrigada pela companhia durante o ano de 2009. Que possamos continuar juntos por muito mais tempo, trocando experiências, amizade, sentimentos. Que possamos nos ajudar mutuamente; que possamos crescer como seres humanos e, quem sabe, escalarmos mais um degrau na escala evolutiva. E que Deus nos proteja a todos.
Beijo especial.

Norma Villares disse...

Amigo da alma,
Este texto mostrar como obter alegrias com os olhos do coração realizando a sabedoria no cotidiano.
Devemos sempre lembrar de olhar a vida com a positividade da alma e coração. E recordar apenas as horas em que o SOL brilhou em nossas vidas, é deixar o passado ser luminoso e que seus raios possam refletir no futuro.
Paz e Luz!
Abraços

Marcos Takata disse...

Namasté
Muito obrigadio amigas. Embaque no veículo sagrado neste ano de 2010.
Bjs