domingo, 17 de janeiro de 2010

OCEANO



“Experimente ser como um oceano. Vá tão profundo quanto quiser nessa viagem. Ondas fortes virão na superfície mas você pode mergulhar e encontrar paz. O oceano é ilimitado. Veja onde o mar encontra o céu. O mar vai fundo, o céu vai alto. Veja o horizonte, quase não dá para ver onde o mar termina e onde o céu começa. Torne seu intelecto tão ilimitado como o oceano. As situações podem surgir na superfície da vida mas você permanece tão inabalável como a quietude do fundo do mar. Isso é possível através da meditação.“ Dadi Janki


Vamos juntar forças, fazendo donativos para o Haiti.
Sejamos solidários.




Namaste

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

NADA EXISTE !




Yamaoka Tesshu, quando um jovem estudante Zen, visitou um mestre após outro. Ele então foi até Dokuon de Shokoku. Desejando mostrar o quanto já sabia, ele disse, vaidoso:


- A mente, Buddha, e os seres sencientes, além de tudo, não existem.


A verdadeira natureza dos fenómenos é vazia. Não há realização, nenhuma ilusão, nenhum sábio, nenhuma mediocridade. Não há o Dar e tampouco nada a receber!


Dokuon, que estava fumando pacientemente, nada disse. Subitamente ele acertou Yamaoka na cabeça com seu longo cachimbo de bambu. Isto fez o jovem ficar muito irritado, gritando xingamentos.


- Se nada existe," perguntou, calmo, Dokuon, "de onde veio toda esta sua raiva?


Namasté



sábado, 9 de janeiro de 2010

NÃO ACREDITE...


Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos.

Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a

razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o. Buda

Namaste


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ESCOLHENDO O BOM



Estou lendo um livro muito interessante de Jack Kornfield, e fala sobre a natureza humana e sua complexidade, em especial de alguns mestres dos quais ele estudou o ZEN Budismo. E que ele usou um d princípio muito importante que é:

FAÇA USO DO QUE É BOM.
Segue um relato de Jack Koprnfeld

Depois de estudar com meu primeiro mestre, Achaan Chah, que tinha uma con­duta impecável e era, de muitos modos, um guru exemplar, cortês, perspicaz e amo­roso, participei de um retiro de um ano, estudando com um famoso mestre birmanês. Era um velho rabugento e desmazelado que jogava pedras nos cachorros, fumava charutos birmaneses e passava as manhãs lendo jornal e conversando com as mais belas das jovens monjas.

Nas conversas particulares, era um mestre esplêndido. Depois de treinar milhares de discípulos, ele era realmente um hábil guia para a meditação interior. Mas quando o vi em outras situações, fiquei cheio de dúvidas, pensando: "Ele não pode ser ilu­minado". Passaram-se semanas de luta interior até que comecei a ver que ele era um grande mestre de meditação, mas, sob outros aspectos, um mau exemplo.

Percebi que eu podia usar o que era bom, sem precisar comprar todo o pacote. Não era preciso que eu imitasse esse homem. A partir de então afeiçoei-me bastante a ele.

Penso nele, hoje, com afeto e gratidão. Eu não gostaria de ser como ele, mas estou agradecido pelas muitas coisas maravilhosas que me ensinou.

Este texto me chamou atenção, porque isto acontece todos os dias, tem pessoas que aprendemos com elas, mas não queremos imitá-las.
Boa reflexão!
Namaste


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Poder a Sabedoria


Na vida espiritual, para separar ainda mais o joio do trigo, precisamos estabelecer uma distinção entre a sabedoria e o poder. Os poderes podem incluir capacidade intelectual e psíquica, a energia espiritual especial, a criação de visões para os discípulos ou apenas o simples carisma. Existem muitas pessoas poderosas que não são nem um pouco sábias. Existem muitas pessoas sábias que não possuem nenhum poder especial, exceto seu amor e sua disponibilidade. Não se deixe enganar!
Às vezes essas duas qualidades vêm juntas num mestre sábio e poderoso, mas, em geral, elas são confundidas. Um mestre poderoso pode ser sábio e amoroso ou não — os poderes nada provam. Quando um mestre serve o dharma, o divino, a verdade, então as coisas vão bem para todos; mas, quando os poderes são usados a serviço do mestre, temos uma fórmula pronta para gerar problemas.

(Um caminho com o coração, Jack Kornfield)